A PALAVRA DE DEUS é um consolo e a voz do Espírito é encorajamento na hora da provação. Palavra de Deus é sempre um consolo, e a Voz do Seu Espírito é sempre um encorajamento na hora de maior provação. A Bíblia diz que “As aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada!” (Romanos 8:18) Quando pensamos nisso, isso nos ajuda a aguentar algumas das coisas pelas quais temos que passar no momento. “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” (Salmos 30:5) Mantenha os olhos no Senhor! lagrima e choro. Fique ansioso pelo Céu, e isso ajudará você a aguentar algumas das provações e batalhas pelas quais está passando no momento, ao perceber que elas só duram um momento! Agora você está vendo através de um espelho, em enigma, mas em breve verá tudo claramente e entenderá (1Coríntios 13:12). O amanhã de Deus é um lugar maravilhoso! Você estará com Jesus e com todos aqueles que você ama, e lá não haverá mais tristeza, glória a Deus! (Apoc.21:4) As lágrimas serão secas e as coisas passadas não existirão mais na glória dos êxtases do Reino por vir! “Nada importará ao ver Jesus, suas provas serão pequenas ao ver Sua luz. Quando Sua face olhar, a tristeza sumirá, então corra a corrida, até ao fim chegar!”
"A palavra que Jeremias, o profeta, falou a Banique, filho de Nerias, quando este escrevia num livro as palavras ditadas por Jeremias, no quarto ano de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá: Assim diz o Senhor, Deus de Israel, acerca de ti ó Baruque. Disseste: Ai de mim agora! porque me acrescentou o Senhor tristeza à minha dor; estou cansado do meu gemer, e não acho descanso. Isto lhe dirás: Assim diz o Senhor: Eis que estou a demolir o que edifiquei, e a arrancar o que plantei, e isso em toda esta terra. E procuras tu grandezas para ti mesmo? Não as busques; pois eis que estou trazendo o mal sobre toda a raça, diz o Senhor; porém te darei a tua vida por despojo, em todos os lugares para onde fores." "Jeremias 45 :1 - 5."
Deus capacita e habilita os escolhidos Deus sempre capacitará aqueles que escolhe”. Conta certa história que estavam duas crianças estavam patinando num lago congelado.Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam despreocupadas.De repente, o gelo se quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou. A outra, vendo seu amiguinho preso e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim quebrá-lo e libertar o amigo.Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino: Como você conseguiu fazer isso? É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo, sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis! Nesse instante, um ancião que passava pelo local, comentou: Eu sei como ele conseguiu. Todos perguntaram: Pode nos dizer como? É simples – respondeu o velho. Não havia ninguém ao seu redor, para lhe dizer que não seria capaz. “Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados, CAPACITA OS ESCOLHIDOS.Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade. Mt 22:14- Porque muitos são chamados.MAS POUCOS OS ESCOLHIDOS.
"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Mt. 28:19." "E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara." Nós somos estes obreiros, a seara são os perdidos. Vá e faça discípulos de Jesus. Mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações. 1Ts 2:4. Preste muita atenção, Jesus lhe confiou o evangelho, lhe deu algo de muito valor. Então vá e faça discípulos de Jesus. Você tem um tesouro em suas mãos, Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo. MT 13:44 Que Deus abençoe a todos
Não, não estamos acostumados. Na nossa realidade, tudo parece incerto e relativo. Mas a PALAVRA DE DEUS, a Bíblia, é muito diferente, e por isso soa inusutada, até surreal, pois descreve,em tom de impressionante certeza, realidades absolutas e coisas infalíveis. Isso é estranho para o homem finito e mortal. Estranho para quem está acostumado com coisas relativas e respira uma atmosfera de terrível insegurança. Ele custa a acreditar num Livro cheio de palavras de certeza, repleto de garantias, afirmações que não admitem dúvida! Até prefere não acreditar, seja por sua inclinação ao ceticismo ou cientificismo cético, seja por seu desencanto com qualquer coisa que pareça ser "boa demais para ser verdade".... A solução para todos os males pode até parecer um clichê, já gasto pelo uso, que muitos usam como um "amuleto", ou mero tom de apelo emocional. A quem nos referimos? Ao nome talvez mais repetido na história, mas que certamente revolucionou o mundo. É JESUS, sim, mas não meramente um Jesus histórico. Seria o Jesus, que , aos berros, tantos afirmam ser o Salvador do mundo? Ou seria o Jesus repetido à exaustão, em rezas e decantado em tantas músicas gospel? Refiro-me ao JESUS QUE TRANSFORMA VIDAS, que opera no coração daqueles que estão dispostos a render-se à Ele, fazendo a sua parte na incansável busca pela verdade e desprendido esforço, para obedecer a ela. Não adianta nada uma compreensão vaga deste assunto. Não adianta nada apenas CRER em Deus.Não adianta apenas acreditar nas minhas próprias obras, achando que um dia elas me recomendarão a Deus. Nicodemus, era um professor de religião, famoso na sua época pela habilidade de explicar temas bíblicos. Uma noite, ele resolveu conversar com Jesus para ter uma discussão de mestre para mestre.Mas as coisas não aconteceram como ele esperava.Jesus, arrancou-lhe a máscara de pretensa piedade, e revelou para esse homem orgulhoso o que ele realmente precisava: "Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus".(João 3:3).Jesus quer revelar a nós, não curiosidades a respeito da Bíblia, mas aquilo que realmente precisamos.Quer arrancar nossa máscara de aparência de religiosidade e revelar-nos que nós defato somos: alguém que, para corrigir os erros, precisa desesperadamente DEle!DÊ um tempo para ELE.LEIA A BÍBLIA COM O CORAÇÃO FAMINTO, e ELE VAI SATISFAZÊ-LO.VAI SUPRIR AS NECESSIDADES DE SUA ALMA. Não desista dessa busca. Jesus diz: " Eis que estou à porta e bato;se alguém ouvir a minha voz, e abrir aporta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo"(Apocalipse 3:20).
Nós sofremos mais por causa das pessoas do que por causa das circunstâncias. As pessoas nos fazem chorar mais do que as vicissitudes da vida. As pessoas nos decepcionam e nós decepcionamos as pessoas. Os relacionamentos dentro da família, no trabalho e até igreja, algumas vezes, se tornam tensos. Feridas são abertas na alma e mágoas profundas se instalam no coração. Amizades são rompidas, casamentos são abalados, relacionamentos sólidos entram em colapso. Nesse processo, a comunicação é rompida, o silêncio gelado substitui as palavras de amor e a desconstrução da imagem do outro se torna uma verdadeira ação de desmonte. O resultado do adoecimento das relações humanas é a mágoa. Esse sentimento de amargura se instala no solo do coração e lança suas raízes trazendo perturbação para a alma e contaminação para os que vivem ao redor. A mágoa é a ira congelada. A mágoa é o armazenamento do ressentimento. A mágoa é entulhar o coração com o rancor, é alimentar-se do absinto do ranço, é afogar-se no lodo do ódio, é viver prisioneiro na armadilha da vingança. A mágoa é uma prisão. Ela é o cárcere da alma, o calabouço das emoções, a masmorra escura onde seus prisioneiros são atormentados pelos verdugos da consciência. Quem se alimenta da mágoa não tem paz. Não tem liberdade. Não tem alegria. Não conhece o amor. Não tem comunhão com Deus. Não pode adorar a Deus, nem trazer sua oferta ao altar. Quem retém o perdão não pode orar a Deus nem receber dele o perdão. A mágoa é autodestrutiva. Ferimo-nos a nós mesmos quando nutrimos mágoa por alguém. Guardar mágoa no coração é como beber veneno pensando que o outro é quem vai morrer. Quem guarda mágoa no coração vive amarrado pelas grossas correntes da culpa. Quem vive nessa masmorra adoece emocional, física e espiritualmente. Há muitas pessoas doentes porque se recusaram a perdoar. O salmista Davi orou pedindo a Deus para tirar a sua alma do cárcere (Sl 142.7). A chave que abre a porta dessa masmorra é o perdão. O perdão traz cura onde a mágoa gerou doença. O perdão traz reconciliação onde a mágoa gerou afastamento. O perdão traz alegria, onde a mágoa produziu tristeza e dor. O perdão restitui aquilo que a mágoa saqueou. O perdão é a faxina da mente, a assepsia da alma, a limpeza dos porões do coração. Perdoar é zerar a conta. É nunca mais lançar no rosto da pessoa a sua dívida. Perdoar é lembrar sem sentir dor. Perdoar é não retaliar. É pagar o mal com o bem. Jesus Cristo liberta: “Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (Jo 8.36). É hora de sair do cárcere que prende a sua alma com as grossas algemas da mágoa. É hora de experimentar a liberdade do perdão. É hora de tomar posse da vida abundante que Jesus lhe oferece! Tenha uma ótima semana sem mágoa no seu coração em nome de Jesus , amém.
Samuel viveu numa época em que “a Palavra do Senhor era muita rara” (I Samuel 3:1). Isto não significa que Deus não quisesse comunicar-Se com o ser humano. Deus sempre tentou falar ao homem, de muitas maneiras. Acontece que naqueles dias as pessoas não ouviam mais a voz de Deus. A Bíblia diz que “Eli era muito velho; e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a Israel, e de como se deitavam com as mulheres que ministravam na porta da tenda da congregação. E dizia-lhes: Por que fazeis estas coisas? Não, filhos meus, não é boa a fama esta que ouço. Fazeis transgredir o povo de Deus… Todavia, eles não ouviam a voz de seu pai” (I Samuel 2:22 a 25). Foi naquelas circunstâncias que Deus Se apresentou a Samuel, um jovem que desde pequeno tinha aprendido a ser sensível à voz de Deus. A história é fato conhecido. A resposta de Samuel ficou registrada como uma das frases mais doces aos ouvidos de Deus: “Fala Senhor, porque o Teu servo ouve.” Hoje vivemos em dias muito parecidos com os de Samuel. As pessoas são confundidas com milhares de vozes. O existencialismo, o racionalismo, e uma sucessão interminável de ismos, apresenta cada um uma teoria mais moderna e interessante que a outra. Existe pouca gente disposta a dizer: “Fala, Senhor, porque o Teu servo ouve.” As pessoas estão mais prontas a ouvir outras vozes antes que a voz de Deus. Você já ouviu alguém dizer: “Não é isto o que quero para mim”? Já escutou alguém argumentar, dizendo que ninguém tem o direito de querer fazer a moral para você? Os amigos de Jesus, aqueles que saíram da rotina de ser simplesmente bons membros de igreja, mas entraram na dimensão maravilhosa do cristianismo, que é vida de companheirismo permanente com Jesus, são sensíveis à Sua voz. Andam pelas ruas, estudam nas universidades, compram, vendem, dirigem nas estradas, participam da vida cotidiana de um país que cresce cada dia, mas estão cada minuto prontos a dizer: “Fala, Senhor, porque o Teu servo ouve.” Hoje não esqueça do mais importante! Que tal dizer: “Senhor Jesus, fique comigo durante o dia de hoje. Fala Senhor, através das situações, boas ou ruins que surgirem, porque o Teu servo ouve”.
Até parece a voz de Josué em Siquém: "Se vocês não querem ser servos do Eterno, decidam hoje a quem vão servir. Resolvam se vão servir os deuses que seus ante-passados adoraram na terra da Mesopotâmia ou os deuses dos amorreus, na terra de quem vocês estão morando agora. Porém eu e a minha família serviremos ao Deus Eterno" (JOSUÉ 24.15, BLH). Até parece a voz do próprio Jesus: "Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro" (MATEUS 6.24 NVI). Até parece a voz de Paulo: "Os que vivem como a natureza humana quer têm as suas mentes controladas por ela. Mas os que vivem como o Espírito de Deus quer tem as suas mentes controladas pelo Espírito. Ter a mente controlada pela natureza humana produz morte; mas ter a mente controlada pelo Espírito produz vida e paz. Por isso o ser humano se torna inimigo de Deus quando a sua mente é controlada pela natureza humana" (ROMANOS 8.5-7 BLH). Em se tratando dessa constante batalha entre o secular e o religioso, entre a luz e a escuridão. A opção é entre o bem e o mal. Entre Deus e os demônios. Entre o céu e o inferno. Entre a vida e morte. Entre a bênção e a maldição. Entre a salvação e perdição. Entre o puro e o imundo. Entre o certo e o errado. Entre a santidade e a dissolução. Entre a fé e a incredulidade. Entre o trigo e o joio. Entre a casa construída sobre a rocha e a casa construída sobre a areia. Entre a fé e as obras. Entre Jesus e Barrabás. Entre o fruto do Espírito e as obras da carne. Entre os justos e os ímpios. A Bíblia não somente apresenta os dois lados da eterna questão sob vários ângulos, como também insiste numa resposta pessoal e intransferível, do tipo:"Resolva hoje a quem você vai seguir".
"Deus te escolheu para fazer a diferença em meio a multidão. Ser escolhido por Deus não é um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, relacionamentos sem decepções. Ser dEle é encontrar força no perdão, esperança em meio a luta, segurança em meio ao medo. É reconhecer que vale a pena servi-lo, apesar dos desafios, incompreensões e períodos de crise. É também atravessar um deserto e encontrar um manancial de bênçãos. É ter humildade e reconhecer seus erros, ter ousadia pra dizer "me perdoe“ e capacidade pra dizer “Eu Te Amo“. Ser escolhido de Deus é usar as pedras para erguer um altar de testemunhos e ainda dizer: "Conheço o Senhor!! Ele é fiel e jamais me deixará!“ Ser escolhido por Deus é ter certeza de que já somos mais que vencedores!"
EM QUEM VOÇÊ CONFIA?
Uns confiam em carros, outros em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do Senhor, nosso Deus. Sal. 20:7. Na década de cinquenta, Hollywood endeusou um jovem ator que, com uma combinação extraordinária de talento e beleza, foi indicado ao Oscar, quatro vezes consecutivas. Seu nome: Marlon Brando. Patologicamente obeso e psicologicamente desequilibrado, a famosa estrela de outros tempos morreu no apartamento de um só quarto, sujo e dilapidado, escondendo suas duas estatuetas do Oscar dos credores que corriam atrás de uma dívida de quase 20 milhões de dólares. Sua vida familiar tinha sido um desastre. Em 1990, seu filho Christian matou o namorado da irmã Cheyene e enfrentou um julgamento marcado por insinuações de incesto. Cinco anos mais tarde, Cheyene cometeu suicídio. Houve momentos em que o excêntrico ator teve todo o dinheiro que quis. Bebeu e comeu do bom e do melhor. Torrou a fortuna e só encontrou refúgio numa ilha que comprou no Taiti. A realidade é que nunca teve paz. O dinheiro, o poder, e a fama não foram capazes de preencher o vazio enlouquecedor de seu triste coração. O salmista Davi expressa isso no texto de hoje. Tudo o que você tocar, ver e possuir são miragens enganosas. Embora muitas vezes o ser humano não queira aceitar, é basicamente espiritual. E só pode ser feliz quando construir sobre o Senhor Jesus, a fonte da verdadeira paz e realização. Pena que, para entender isso, a pessoa precisa chegar a um ponto em que não sabe mais para onde ir, nem o que fazer. Olha para todos os lados buscando uma saída e só encontra sombras que o deixam cada vez mais confuso. Desespera-se, chora e busca inutilmente uma razão para estar vivo. O pior de tudo é que ninguém conhece sua angústia, porque ela habita no recôndito da alma. Há momentos em que você se sente vazio? Tudo o que consegue não o satisfaz? Você corre e corre e não sabe exatamente atrás do quê? Antes de iniciar o dia, pense: “Uns confiam em carros, outros em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do Senhor, nosso Deus.”Amém.
Leia João 6.56-69 Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede. João 6.35 A igreja que pastoreio está localizada no centro de uma cidade. Todos os dias residentes e transeuntes pedem pão - alimento, gasolina, dinheiro. Nós temos uma despensa de alimentos para emergências e um fundo para ajudar pessoas necessitadas. No início de meu ministério, tomei a decisão de orar com as pessoas que vêm pedir ajuda. Poucos recusam. Muitos já me disseram que havia tempo que ninguém orava com eles. Algumas pessoas devolvem o dinheiro que lhes dei, dizendo que estavam me enganando. Às vezes essa oração foi o início de uma conversa profunda sobre questões pessoais ou espirituais. Recentemente um casal nos procurou. O homem enfiou um papel na minha cara e me disse que eles precisavam de ajuda para que sua esposa fizesse exames em um centro de neurocirurgia de emergência. Quando lhe dei um cheque para a instituição, ele agradeceu rudemente. Então eu perguntei se podia orar com eles. Após a oração, a mulher me deu um abraço choroso e disse: "Eu precisava dessa oração mais do que do cheque". Naquele momento sagrado, ela se deu conta de que o que mais queria e precisava era de pão espiritual. Na passagem bíblica de hoje, Pedro dá testemunho desta necessidade universal, dizendo a Jesus: "Tu tens as palavras da vida eterna". E Jesus oferece graciosamente este pão espiritual a todos que tem fome. Oração: Amado Deus, guia-nos quando encontrarmos pessoas em busca do pão da vida. Faze-nos testemunhas fiéis e amorosas. Em nome de Jesus. Amém. Pensamento para o dia: O que as pessoas mais precisam, Deus oferece graciosamente por nosso intermédio. Oremos pelas pessoas que não têm seguro-saúde e atendimento médico. Marvin D. Arnpriester (Iowa, EUA. Tenha um ótimi final de semana em Cristo Jesus. Amém.
ESCOLHIDOS* "Tu és o meu servo, eu te escolhi". - Isaías 41.9.
A graça de Deus em nossos corações nos tornou servos dEle. Talvez sejamos servos infiéis e, certamente, somos indignos. Apesar disso, somos servos de Deus, alimentando-nos em sua mesa e obedecendo as suas ordens. Antes, éramos servos do pecado. Aquele, porém, que nos libertou nos tomou como membros de sua família e nos ensinou a obedecer a sua vontade. Não servimos perfeitamente ao nosso Senhor, mas nós o faríamos, se pudéssemos. Quando ouvimos a voz de Deus, dizendo-nos: "Tu és o meu servo", podemos responder juntamente com Davi: "Deveras sou teu servo... quebraste as minhas cadeias" (Salmos 116.16). O Senhor não nos chama apenas seus servos, mas também seus escolhidos. Nós não O escolhemos primeiro, mas Ele nos escolheu. Os olhos da soberania nos escolheram, e a voz da graça imutável declarou: "Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí" (Jeremias 31.3). Muito antes do tempo iniciar-se e de o espaço ter sido criado, Deus escreveu sobre o seu próprio coração os nomes de seu povo eleito. Ele os escolheu para serem conformados à imagem de seu Filho e os designou como herdeiros de toda a plenitude de seu amor, graça e glória. Deus entendia que nosso coração era mau; contudo, apesar disso, Ele fez a escolha. Nosso Salvador não nos ama com volubilidade. Ele não se sente encantado por um momento, por causa de algum resplendor de beleza nos olhos da Igreja e, depois, a rejeita por causa de sua infidelidade. Não, o Senhor Jesus a desposou desde a eternidade. Está escrito a respeito de Jeová: "O SENHOR, Deus de Israel, diz que odeia o repúdio" (Malaquias 2.16). A escolha eterna é um elo que prende nossa gratidão à fidelidade de Deus, um elo que nenhum de nós pode rejeitar.
Samuel viveu numa época em que “a Palavra do Senhor era muita rara” (I Samuel 3:1). Isto não significa que Deus não quisesse comunicar-Se com o ser humano. Deus sempre tentou falar ao homem, de muitas maneiras. Acontece que naqueles dias as pessoas não ouviam mais a voz de Deus. A Bíblia diz que “Eli era muito velho; e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a Israel, e de como se deitavam com as mulheres que ministravam na porta da tenda da congregação. E dizia-lhes: Por que fazeis estas coisas? Não, filhos meus, não é boa a fama esta que ouço. Fazeis transgredir o povo de Deus… Todavia, eles não ouviam a voz de seu pai” (I Samuel 2:22 a 25). Foi naquelas circunstâncias que Deus Se apresentou a Samuel, um jovem que desde pequeno tinha aprendido a ser sensível à voz de Deus. A história é fato conhecido. A resposta de Samuel ficou registrada como uma das frases mais doces aos ouvidos de Deus: “Fala Senhor, porque o Teu servo ouve.” Hoje vivemos em dias muito parecidos com os de Samuel. As pessoas são confundidas com milhares de vozes. O existencialismo, o racionalismo, e uma sucessão interminável de ismos, apresenta cada um uma teoria mais moderna e interessante que a outra. Existe pouca gente disposta a dizer: “Fala, Senhor, porque o Teu servo ouve.” As pessoas estão mais prontas a ouvir outras vozes antes que a voz de Deus. Você já ouviu alguém dizer: “Não é isto o que quero para mim”? Já escutou alguém argumentar, dizendo que ninguém tem o direito de querer fazer a moral para você? Os amigos de Jesus, aqueles que saíram da rotina de ser simplesmente bons membros de igreja, mas entraram na dimensão maravilhosa do cristianismo, que é vida de companheirismo permanente com Jesus, são sensíveis à Sua voz. Andam pelas ruas, estudam nas universidades, compram, vendem, dirigem nas estradas, participam da vida cotidiana de um país que cresce cada dia, mas estão cada minuto prontos a dizer: “Fala, Senhor, porque o Teu servo ouve.” Hoje não esqueça do mais importante! Que tal dizer: “Senhor Jesus, fique comigo durante o dia de hoje. Fala Senhor, através das situações, boas ou ruins que surgirem, porque o Teu servo ouve”.
Certa vez, um rico perdeu uma bolsa com quatrocentas moedas de ouro. Então, anunciou nos jornais da cidade que daria uma boa gratificação a quem achasse a bolsa. Dias depois, apareceu um pobre, muito honesto, conhecido na cidade, trazendo-lhe a bolsa com as quatrocentas moedas. O rico contou as moedas: quatrocentas certinho; mas, como era muito avarento, procurou um jeito de não dar a gratificação. Então, olhou para aquele homem humilde e bom e lhe disse: - Faltam cem moedas. Tu não mereces gratificação nenhuma. O pobre homem honesto foi expor o fato ao juiz. O juiz chamou o rico e perguntou-lhe: - Quantas moedas havia na bolsa que perdeste? - Quinhentas - respondeu-lhe o rico. - E quantas há na bolsa que este homem trouxe? - Quatrocentas - respondeu o rico. Então o juiz disse ao rico: - Então essa bolsa não é a tua. Devolve a este homem e vai embora. Quando aparecer o verdadeiro dono, ele a entregará. Devemos ter atitudes de verdadeiros filhos de Deus, proceder com dignidade e ser testemunhas vivas da ação de Deus em nós. Por isso não retenha a si todas as coisas, mas compartilhe com quem precisa principalmente o amor de Jesus.
Precisamos pregar o evangelho de modo tão distinto que as pessoas saibam o que estamos pregando. "Se a trombeta não emitir um som claro, quem se preparará para a batalha?" (1 Coríntios 14.8). Depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar - 1 Pedro 5.10. Você já contemplou o arco-íris quando ele se mostra no céu: gloriosas são suas cores e raras suas nuanças. É lindo, mas logo desaparece. O arco-íris não é permanente. Como pode acontecer isso? Como pode perdurar um glorioso espetáculo feito de transitórios raios de sol e passageiras gotas de chuva? As virtudes do caráter cristão não devem ser semelhantes ao arco-íris em sua beleza momentânea, mas, pelo contrário, devem ser firmes, estáveis, duradouros. Procure fazer com que toda coisa boa que você possui seja permanente, firme. O seu caráter não deve assemelhar-se a uma escrita feita na areia, e sim a uma inscrição gravada na rocha. Não seja a sua fé "a construção de uma visão sem alicerce", mas que seja construída de um material capaz de suportar o terrível fogo que consumirá madeira, feno e palha do hipócrita. Seja uma pessoa arraigada e fundamentada no amor (ver Efésios 3.17).